2009: Ficamos entre os 100 do Top Blog

domingo, 3 de maio de 2009

A avó se foi...

Um dia a TV já foi o centro da sala e até mesmo da casa. Quando ela quebrava sempre alguém dizia "- Lá se foi a diversão do pobre". Atualmente ela perdeu sua hegemonia para os tão famosos microcomputadores e somente alguns pobres não têm um.
Há 7 anos atrás comprei uma TV. Era 29 polegadas e na época, meu sonho de consumo, ver uma imagem maior. Como o salário não era tão, digamos, vantajoso, comprei uma usada e aquelas imagens maiores eram um sabor novo. Ela já deveria ter uns 4 anos quando a adquiri. Mas, como todo objeto eletro-eletrônico, era se tornou avó cedo demais. Eu não queria gastar mais do que já gasto diariamente e apostei enquanto pude na avó. Porém, algo sempre me incomodou nessa situação pós-industrial, era justamente sua imagem! Um sabor novo e um tanto problemático.
Com o tempo, ficou pequena demais de novo, porém esse ainda não era o problema maior. Ela sempre teve uma imagem turva, a legenda dos filmes, quando tinha, aparecia duplamente. Tinha manchas nas cores e as vezes eu não sabia se estava assistindo ao meu programa favorito, a Discovery, ou, se era o Poltergeister II. Cheguei a um ponto onde as escolhas eram: Comprar outra ou me fingir de míope.
Aproveitando esse inspirador final de feriado de primeiro de Maio, resolvi não ter mais o trabalho de interpretar aquelas legendas e comprei outra, afinal o que são 10 prestações?.
Eu sei que a avó deve apenas ter um problema de válvula e que não deve ser sério. No entanto, tenho a ligeira certeza que se a levar para um conserto, ouvirei que precisarão trocar várias e várias peças, isso se é que tem jeito para conserto.
Na verdade, eu gostaria muito de ser uma pluri profissional. Entender de carros, TVs e PCs. As três coisas já me ajudariam muito no dia-a-dia. Mas, por que será que não ensinam isso nas escolas, ao menos para a gente ter noção de como funcionam essas peças que mais se parecem macabras visto que nunca a entendemos? Eu preferia aprender a consertar TV do que aprender fórmula de Báskara.
Bem, o último filme que avó transmitiu com louvor foi "Protegida por um anjo" com a Demi Moore. Muito triste a cena onde a mãe tenta salvar seu único filho. Sempre tentamos salvar o que queremos e nos tornamos irracionais quando temos que disputar isso com a natureza das coisas. Não entendemos quando o sopro vital se esvai, queremos em vão retê-lo e fracassamos porque existe mais objetividade natural na vida do que nossa vontade própria. Em suma, sempre estaremos preparados para pouco..
Uma frase muito bela foi dita no filme: "O amor é a incompletitude na ausência"...
Doravante, embora acreditando que a avó não deveria ir tão cedo e não deveria se tornar mais um entulho no planeta, a minha nova imagem agora é realmente bem melhor e não é porque é nova.
A nova TV já veio com menos fama, menos enfoque familiar, mas melhor prestigiada que a avó e quanto à esta, deixo a foto dela de quando ainda estava em funcionamento...E não irei chorar por ela até porque, com certeza, terei destino idêntico ..

Nenhum comentário: