2009: Ficamos entre os 100 do Top Blog

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Viva a sociedade B!!

Ao que parece nossa sociedade é Cartesiana, ou seja, é uma alusão ao filósofo francês Descartes que sugeriu que tudo deveria ter Ordem, simetria e principalmente Regras. Na verdade, tudo isso já existia antes dele, mas talvez não tivesse sido efetivamente estabelecido..Não parece que a humanidade tenha sobrevivido sem leis ou ordens, ainda que fossem rudimentares...Isso pode ser fator determinante para a evolução civilizatória...O problema é que, as vezes, as regras impõe mais do que nossa frágil psiquê (também em evolução) comporta...
Estamos a poucos minutos do dia 02 de fevereiro, nem dormi e logo terei que acordar..
As crianças entram às 7:30 h na escola e eu, só amanhã, às 8:00 h. As férias acabaram e com ela os bons horários também......Eram bons porque éramos nós que fazíamos...
No entanto, mesmo assim, as vezes sentia que estava cometendo um crime hediondo em trocar a noite pelo dia. Esse foi um ponto que a internet trouxe, que muitos criticam e outros amam. Membros de um grupo não seguem as regras de dormir a partir das 23:00 h.
Existe a hipótese reluzente de que as regras foram feitas para ser quebradas, até porque foram os rebeldes na contra-mão, que trouxeram alguns prazeres como a liberdade de culto e a liberdade sexual..
Não sou "contra-regras", só penso que algumas não dialogam mais com o cotidiano. Algumas foram feitas há tanto tempo que nem os mais racionais sabem sua finalidade. Deve ser porque existe uma massa que acredita que a origem das coisas é irrelevante e vão fazendo tudo igual todos os dias. Para esses, a morte realmente é um descanso.
Estranho, fazemos de tudo com o nosso corpo, impomos horários de comer, de ir ao banheiro, de assistir tv, de acordar e quando menos esperamos, esse corpo acaba...Convencionamos o social e disciplinamos, à duras custas, nossa máquina maior..
Ouvi dizer que existem países na Europa que possuem a sociedade B. Nela, as pessoas mudam seus horários conforme preferem se adaptar e isso inclui as maravilhosas madrugadas, que parece que aqui foram feitas apenas para vampiros, já que todos, desse lado, são obrigados a dormir enquanto a lua se pronuncia...A sociedade B foi implantada em alguns paises, teve benefícios como o fim dos trânsitos de automóveis. Imagina, por que todos nós temos que ir para o trabalho ou escola no mesmo horário? Óbvio que vira caos nas autovias.
No entanto, problema da "B" é que, alguns, que nunca tiveram sono à noite, agora trabalhando ou estudando de madrugada, tem...É, pode ser que o problema não sejam os horários, mas os deveres...

Um comentário:

ADHEMIR MARTHINS disse...

E ao que parece "C" quanto mais criamos regras, mais desordenados ficamos. Se precisamos de "leis e normas" para melhor organizarmos nossas vidas, mais a complicamos o nosso simples jeito de viver... mais nos afastamos uns dos outros... Não sou um anarquista "graças a Deus", mas acredito que o excesso de regras só serviram e servem para nos tornarmos mais desobedientes à nossa própria natureza.