2009: Ficamos entre os 100 do Top Blog

sábado, 15 de agosto de 2009

R$ 0,60

Fui ao supermercado e cada vez me choco mais ao ver que nosso salário, que é sempre fixo, não pode mais acompanhar nossos gostos básicos.
É certo que antes ele não acompanhava, aliás ficava bem longe, de nossos luxos, mas de compras elementares, acho que é algo que a geração classe média (será que existe o termo ainda?) ainda não conhecia..
Ultimamente, no meio do mês, a gente precisa contar centavos para dar o valor de um refrigerante..
E quando entramos nesses "mini-shoppings", nossos olhos se perdem em tantas guloseimas ou na variedade de produtos para a casa. Porém, aos poucos, vamos acostumando a chamar tudo isso de "perdição"..
O meu salário não tem durado mais do que 10 dias e estou quase acreditando que ainda irei poder viver sem ele..Além do mais, estou concluindo que nossos salários não foram idealizados para acompanhar o custo de vida, ou, da vida..
Dentro do supermercado aprendemos a arte da visão dupla, olhamos simultaneamente a mercadoria e o preço.
As vezes, funcionários trocam peças e preços dos lugares corretos e no caixa existem discussões por $ 0,60 (o preço certo na mercadoria errada)...
Doravante, passamos por tudo isso porque temos algumas facilidades, como por exemplo: não precisamos produzir nada em casa...
Não sabemos mais fazer pães, doces ou roupas dentro de casa..Aliás, poderíamos também ter sido os carpinteiros de nossas casas..
No EUA, estão plantando laranjas, aipos e chás no jardim frontal das casas. Há casas que chegam a produzir 80./. do que consomem..
Essa coisa de concreto no chão é inóspita..foi invenção de alguém que queria construir um supermercado...
Não precisamos de muito espaço para plantar o que comemos, nem de grandes oficinas para produzir algum bem doméstico..
A questão é que as facilidades de compra e venda, além de nos falir, nos tornou preguiçosos e isso está travando nosso cérebro também..
Tudo aquilo que não produzimos, compramos e quase tudo que desejamos, não produzimos nem conseguimos comprar..
Somos nobres descendentes de pastores, carpinteiros e agricultores, mas atualmente nossas mãos só trabalham em teclados, em botões de liga/desliga ou para carregar sacolinhas de supermecados, o que é um tédio para a alma.

Nenhum comentário: