2009: Ficamos entre os 100 do Top Blog

quinta-feira, 17 de julho de 2008

O corpo, o cárcere e o recesso escolar que não terei


Hoje é meu primeiro dia "quase férias", quer dizer em virtude de uma ligeira greve, nós da administração escolar, ficamos sem recesso. Pensei, por que um ser humano tem necessidade de parar se tudo no universo é movimento?

Bem! Talvez as pessoas parem ou queiram parar porque estão cansadas da "mesmisse" e a rotina nos leve ao tédio, ou, talvez decidimos parar quando o corpo, até por ter significativas partes mecânicas, mesmo não sendo mecânico, se canse...Se canse de sempre ter feito o mesmo ou simplesmente de ter feito demais, produzido ou ficado a espera por longos tempos ...

Nas academias exigem o corpo, no trabalho também exigem esse corpo. Nosso "Eu" também exige esse corpo, será que não há um momento em que ele diga: "Me permitam envelhecer, cansar, repousar, morrer, pois já dei meu tempo ao mundo!"?..

Sempre acreditamos saber tudo sobre o nosso corpo, desde seu nascimento. Tentamos controla-lo e condiciona-lo. Tentamos impor a razão e o que concebemos como correto sobre ele e nunca ouvimos suas necessidade além da fome, do sexo e da estética...

Ele tem linguagem própria e sabedoria desconcertante à luz da razão.
Ele é um ótimo especialista sobre si próprio, quando sente necessidades, nos enlouquece até ser atendido, sabe o remédio e sabe como se curar... Quanto mais estudamos, articulamos, mais se dificulta a comunicação entre corpo e mente..
Sócrates dizia que o "corpo é o cárcere da alma", mas o corpo é tão eficiente que nos causa simpatia plena, não?
Acredito realmente que ele é um cárcere, porém bem planejado e camarada, que faz de tudo para causar nosso bem-estar..Sem dizer que a maioria não quer ficar sem esse cárcere..

É muito provável que esse corpo, para uns orgulho, para outros vergonha, saiba também quando deva parar, embora não respeitemos todas suas vontades, assim como seu envelhecimento natural e esperado, digno de quem cumpriu, da melhor forma possível, todas as penas impostas desde o início da civilização...
Eu tenho 39 anos, sinto partes desse corpo querendo parar e outras ainda em forma. Não obstante, gostaria de dar o merecido descanso na hora em que ele assim o exigir..

Nenhum comentário: