2009: Ficamos entre os 100 do Top Blog

sexta-feira, 18 de julho de 2008

A lua e eu


Hoje fui ao Shopping Tivoli, em Santa Bárbara do Oeste, sendo que antes, eu e as crianças, fomos ao Observatório local, aqui de Americana. Deu para ver o planeta Júpiter (inesquecível) e a lua cheia de perto (disseram que seu brilho atrapalhava a visão das estrelas)...
Não pude deixar de pensar: Há muito sonhamos com estrelas e pisamos no que exatamente?
No Shopping, local escolhido pela maioria da classe média, pelo caráter segurança e compra tranquila, a gente se alimenta, contempla vitrines, vê pessoas que se vestem quase que da mesma forma e filmes com traillers alucinantes.
Pensando nesse consumo todo, não é difícil projetar onde tanto lixo produzido por gerações irá parar. Provavelmente o setor reciclável não dará conta..
São muitos copos de plásticos, muitas latinhas de coca-cola, muitos tickets de cartão de crédito e débito e muitas bitucas de cigarro. Nossa espécie talvez chegou no auge de seu poder de comprar...
Existem projeções, principalmente a do Sr. Algor, eco-político plantonista, que denuncia que nos próximos anos, talvez a máquina com que digito, não mais tenha utilidade e pior, não poderemos mais ver o brilho do planeta Júpiter e seus dois anéis..
Em pensar que Galileu enfrentou um tribunal austero e foi confinado em sua casa porque queria provar o heliocentrismo..
Acredito que esse italiano, fascinado pelos céus, viu bem mais do que nossas gerações que têm celulares e TVs de plasma mas, que perderam a perspectiva do encanto gratuito de ver partes do universo e de ver um pouco mais de perto a lua, em um céu ainda não poluído..

Nenhum comentário: