2009: Ficamos entre os 100 do Top Blog

sábado, 4 de outubro de 2008

Vou trabalhar nas eleições

É a primeira hora de 5 de outubro e depois de algumas horas, terei de me apresentar para trabalhar nas eleições para prefeito e vereador em Campinas. Na verdade, fui eu mesma quem se ofereceu de voluntária, pelo site do STE, já que dão dois dias de descanso no trabalho..Porém, agora analisando, creio que ficar das 7:00 h às 17:00 h, será tão intenso quanto trabalhar de coordenadora na escola..
Chamam, ao menos teoricamente, essa ação de votar na democracia...mas, eu tenho cá minhas dúvidas, até porque o voto é obrigatório.
Um paradoxo, algo que garante a democracia, ser obrigatório e não de escolha..Será que o Brasil seria outro se as pessoas não fossem obrigadas a votar e só votassem os eleitores que realmente entendem a política?? Enfim..!
Também não sei se a escola tem lugar para se guardar carros, já que o meu está sem seguro e comprei há 2 meses..O exercício da democracia é complicado pois os assaltos comprovam que o direito de ir e vir, fica no papel...
Lembro-me do "Diário de Anne Frank", quando ela dizia "Os judeus não podem andar de trem, não podem andar de bicicletas, não podem ir aos teatros..." . A segunda grande guerra acabou. No entanto, parece que nosso período pós moderno não permite que qualquer pessoa trafegue despreocupadamente a noite ou de dia. Com a crise social, a corrupção dos poderes, sair de casa, no Brasil, é sempre um risco. Existem assaltos, congestionamentos de carros, pessoas estressadas, pessoas neuróticas que perambulam pelas ruas..Vilões e mocinhos andam lado a lado, talvez por isso, é uma democracia...
Nossas urnas são eletrônicas, mas nossos políticos parecem ser sempre os velhos
barões do café, talvez barões das pizzas...
Os cargos públicos são criados e disputados à tapas..Até eu queria um municipal ou federal...mas, ainda não tive tanta competência, ao menos a de ser consideravelmente conhecida...
Agora vou indo e preocupada com um lugar para estacionar o carro..

Nenhum comentário: