2009: Ficamos entre os 100 do Top Blog

domingo, 15 de março de 2009

O grande desafio..

Hoje fui a casa de minha mãe em Campinas.
Ela é mulata, descendente de pai italiano e mãe negra. Sempre foi forte fisicamente, trabalhava muito, embora em funções repetitivas.
Funções repetitivas e rotina são ingredientes paralelos à tristeza..Para ser alegre, precisamos pelo menos um dia, pular de Big Jump..
Ela teve câncer a pouco tempo. Ainda luta contra efeitos colaterais.
Agora completou 77 anos e sua história é meio que mista entre laboro e neuroses, advindas talvez da frustração..
Hoje a vi de uma forma que me preocupou..Ela estava errando alguns nomes assim como identidades das pessoas. Embora lúcida, parece que o motor mestre, ou seja, o cérebro, dá seus primeiros sinais de envelhecimento.
Fico imaginando se isso não é um mérito da natureza, que assim faz, para que não assistamos ao envelhecimento do corpo..
Complicado nosso tempo de validade..e é muito ingrato sermos um organismo, uma forma com uma memória viva num sistema sem caminhos para se chegar até ela.
Somos tanta coisa e um dia não conseguimos mais abrir todas as nossas portas como sempre fizemos..
Mas, eu disse a ela que lesse e adquirisse o gosto pela literatura, que fizesse coisas diferentes porque é tudo culpa da pseudo-estável rotina..
Com desafios, nosso corpo é obrigado a traçar novos caminhos..Ainda temos a herança de sobreviver e quem acha que isso não procede se perca na mata atlântica, que na busca por trilhas que o tragam de volta, verão que o seu corpo, sob ameaça eminente de morte, simplesmente ressuscita.
Temos que fazer tudo o que for possível se a idéia é fazer o cérebro continuar. Sem ele, nem mais amor sentimos..
Existem para ele vários exercícios que os experts em psicologia descobriram..Uma delas é fazer algo fisicamente novo, mudar radicalmente algo..Nosso corpo, nossa mente, costumam responder muito bem a desafios.

Nenhum comentário: